Viagem à Escandinávia

postado em: Life Decor, Lifestyle | 0

Frio e desenvolvimento humano são as primeiras palavras que nos vêm à cabeça quando pensamos na Escandinávia, mas ainda que resumam bem o perfil da região, a verdade é que poucas pessoas conhecem suas características para além disso. A começar pelo próprio termo: apesar de comumente usado como sinônimo para países nórdicos, a Escandinávia abrange apenas uma parte desses territórios: Noruega, Suécia e Finlândia. Os dois primeiros porque fazem parte geograficamente da península escandinava e o último, por conta não só da proximidade, mas também de questões históricas e populares.

O litoral amplo e recortado é uma particularidade comum a esses três países. Isso porque suas principais fronteiras são com as águas salgadas do Oceano Báltico, Mar do Norte e Mar da Noruega. Por esse privilégio geográfico, grande parte da cultura escandinava é baseada em sua relação com o oceano, seja através da pesca, da navegação ou da prática de esportes náuticos. Para os nascidos ali, velejar, além de representar um grande fator de conexão com a natureza, pode ser tão importante quanto dirigir.

Viagem a Escandinavia

Viagem a Escandinavia

Viagem a Escandinavia

Viagem a Escandinavia

Viagem a Escandinavia

Por um conjunto de atributos geográficos e sociais, os costumes e hábitos escandinavos são um tanto quanto singulares. Das vilas de pescadores, surgiram as tradicionais casas de madeira; do intenso frio, o apreço pelo fogo e pela lã; dos invernos escuros, o gosto pela iluminação natural. Esses itens, junto a diversos outros, fazem parte do estilo de vida característico da região, que se popularizou através do termo “Hygge”.

O estilo Hygge, de acordo seus adeptos, é o segredo para os dinamarqueses e noruegueses disputarem o posto de nacionalidade mais feliz do mundo. O lifestyle, que prega a valorização das pequenas felicidades da vida, tem no conforto e simplicidade os seus princípios fundamentais. No âmbito da decoração, seus entusiastas já estão presentes no mundo todo, adequando a tendência a seus respectivos climas e regiões.

Dentro de casa, elementos que remetem ao universo náutico fazem toda a diferença. Fotografias do mar, remos pendurados na parede e enfeites que simulam corais são alguns dos reflexos culturais que se perpetuam através do design. Acabamentos com cordas e fibras naturais são também detalhes importantes, que além de fazer alusão à navegação, introduzem outra característica fundamental: o apreço pelas texturas. Móveis e acabamentos de madeira também são bem-vindos, mas, se querem mesmo aderir ao estilo escandinavo, não se esqueçam — é claro — de acender algumas velas aromáticas.

Viagem a Escandinavia

Viagem a Escandinavia

Viagem a Escandinavia

Quer dar um toque náutico na decoração. Confira abaixo nossa seleção de produtos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *