Versailles e as L´Orangeries: inspiração para a casa

postado em: Life Decor, Lifestyle | 0

Os jardins europeus são um prato cheio para os amantes do paisagismo. Com diversas cores e espécies de plantas, muitos deles estampam cartões postais e são paradas obrigatórias para turistas de todo o mundo. Como exemplo de jardim renomado, não há quem desconheça a paisagem de Versalhes, que consagrou o estilo francês através do projeto de André Le Nôtre, ainda no século XVII. Conhecido por suas enormes dimensões, além das fontes e esculturas, o jardim representava o luxo e o status da corte francesa, principalmente durante o reinado de Luís XIV.

Na época de sua construção, não só a beleza era importante para impressionar os convidados do rei, mas também a presença de plantas e flores exóticas, que além de tudo pudessem oferecer frutos e aromas raros a quem passasse por ali. Por essa razão, um espaço do jardim foi reservado para acomodar vasos de laranjeiras – árvore de origem asiática extremamente sensível aos invernos da Europa. Preservado ainda nos dias atuais, o laranjal de Versalhes, além dos cítricos, ainda conta com uma vegetação verde de baixa estatura, que forma desenhos que lembram cuidadosos bordados repletos de geometrismo.

L´Orangeries

L´Orangeries

L´Orangeries

Apesar de ser um estilo consagrado, não só o modelo de jardim francês tem vez no paisagismo. Outros tipos, como o inglês, também merecem destaque. Enquanto o primeiro evidencia a simetria e o domínio do homem sobre a natureza, fazendo uso de árvores podadas em formas esculturais, a jardinagem inglesa ressalta a natureza de forma mais despojada e romântica, prezando por um espaço com menor intervenção humana. Com suas semelhanças e diferenças, as duas formas de configuração ainda influenciam trabalhos atuais e podem ser notadas em projetos brasileiros de paisagistas renomados, como Burle Marx ou Gilberto Elkis.

Em praças públicas ou em jardins residenciais, o contato com a natureza não só agrada aos olhos, presenteados com belas vistas e cores, mas também beneficia o corpo e a mente, proporcionando momentos de relaxamento, apreciação e ar puro. Enquanto jardins como o de Versalhes são aclamados pela grandeza, também é possível investir em plantas e áreas verdes mesmo em pequenos espaços, como apartamentos ou varandas. E para isso não é preciso se restringir aos cactos e suculentas.

L´Orangeries

L´Orangeries

L´Orangeries

Se o objetivo é explorar da melhor forma tudo o que as plantas podem oferecer, com o pequeno cuidado de escolher locais adequados dentro do espaço disponível, vasos dos mais variados tipos podem decorar qualquer estilo de casa. Da fragrância das flores às texturas das espécies pendentes, sem deixar de fora até mesmo a possibilidade do cultivo de árvores frutíferas. Alguns exemplos de plantas que podem incrementar os lanches, sucos e o visual mesmo em apartamentos não muito espaçosos são as jabuticabeiras, as aceroleiras e até mesmo as laranjeiras, assim como nos jardins europeus.

L´Orangeries

L´Orangeries

Que tal se inspirar na nossa coleção “O Perfumista” para trazer esse clima para casa:

O Perfumista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *