A arte botânica na decoração

postado em: Life Decor, Lifestyle | 0

O século XIX representou os anos de ouro para a arte botânica, que unia-se à ciência nas grandes expedições feitas pelos países europeus para explorar terras ainda pouco conhecidas para além dos oceanos. Nas equipes que integravam os navios, talentosos pintores e cientistas trabalhavam em conjunto para registrar as diferentes espécies de plantas exóticas encontradas nos territórios desbravados. Rascunhos e ilustrações detalhadas da anatomia vegetal contribuíram para os estudos da flora e para o desenvolvimento da botânica tal qual conhecemos hoje.

Por conta dos fins científicos, o trabalho desses artistas se mostrava extremamente minucioso. Todos os detalhes das flores retratadas precisavam ser representados perfeitamente a fim de que pudessem ser estudadas e reconhecidas posteriormente. Por essa razão, por mais que avanços tecnológicos tenham tornado a arte botânica ultrapassada do ponto de vista científico, as aquarelas e ilustrações do século XIX continuam sendo exaltadas atualmente como verdadeiras obras de arte, emolduradas e penduradas em paredes de casas e estabelecimentos.

A arte botanica

A arte botanica

A arte botanica

A arte botanica

A arte botanica

A arte botanica

Com o crescente interesse pela flora, tanto por conta de seu caráter medicinal, quanto pela anatomia ou apreciação, jardins botânicos e estufas passaram a funcionar como verdadeiros catálogos vivos, onde espécies podiam ser estudadas durante todas as épocas do ano. Com paisagismo e arquitetura particulares, tais construções conciliam fins de pesquisa com o turismo gerado pelas belas paisagens oferecidas e, até mesmo, inspiram artistas e designers a criarem estampas e itens decorativos a partir de suas texturas e folhagens.

Atualmente, a botânica se tornou uma grande tendência no design de interiores, não só através dos vasos de plantas, que estão cada vez mais presentes mesmo nos apartamentos com menores espaços, mas principalmente nos quadros e estofados, que levam os ares de jardim para qualquer tipo de ambiente. A arte botânica que surgiu no passado como uma forma de estudo sobre as flores, hoje em dia retorna à tona como belíssimas peças decorativas.

A arte botanica

A arte botanica

A arte botanica

A arte botanica

Para tornar a ideia mais acessível e concreta, algumas sugestões que podem ser adotadas para deixar um ambiente mais aconchegante são investir em almofadas e papéis de parede com estampas de folhagem ou em pôsteres de ilustrações de flores. Enquanto a textura e o verde das plantas ajudam a tornar o espaço mais acolhedor, a delicadeza dos desenhos florais atribuem leveza aos cômodos, e é perfeita para ambientes como lavabos ou quartos de dormir, cujos estímulos visuais costumam ser mais relaxantes e tranquilos.

Gostou da ideia ? Confira abaixo nossas sugestões:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *