Muitas vezes nem nos damos conta, mas a arte, a moda, as peças de design e a decoração são universos interligados. Além das tendências , que costumam migrar da passarela para a casa, e vice-versa, diversos profissionais também transitam entre mais de uma área. Estilistas assinam linhas de tecidos para a casa, artistas criam objetos utilitários e até mesmo designers de joias se aventuram no décor. Um belo exemplo é a fashion designer Diane Von Furstenberg. Ela constantemente ‘empresta’ seu olhar criativo para o mundo do design de interiores, já desenhou tapetes, roupas de cama, cerâmicas, assim como acessórios para mesa.
O Intercâmbio Criativo Nas Peças De Design
No Brasil, esse intercâmbio criativo também está passando por um momento de efervescência. Muitos designers de joias têm expandido sua área de atuação e começado a desenhar móveis, bem como objetos de luxo para a casa. Inspirados nas referências e nos materiais da joalheria. Entre eles se destacam Simone Coste, Bia Daidone, Elisa Stecca e Nara Ota. Com traços escultóricos e acabamentos sofisticados, suas peças extrapolam os limites entre forma e função, assim como convidam à contemplação.
Entre Universos
Acabamentos metalizados, arremates banhados a ouro, pedras nobres, assim como cristais de rocha são alguns dos elementos que funcionam bem em ambos os universos. Afinal, uma mesa lateral deslumbrante na sala gera a mesma admiração que um brinco ou um colar incrível. Aliás hoje em dia existem maxicolares esculturais feitos especialmente para a decoração de mesas de centro ou aparadores. Aqui na GP Life Decor temos os modelos desenvolvidos pela arquiteta Tatiana Alberich.
A simbiose entre joalheria e design de interiores é tão grande que vários arquitetos e artistas famosos no exterior fizeram o caminho contrário. Eles deixaram as pranchetas de lado por alguns momentos para se dedicarem à criação de joias com traços surpreendentes. Nessa lista entram nomes de peso, como Zaha Hadid, Michael Graves, René Magritte, Jeff Koons, assim como Frank Gehry, que colaborou com a marca Tiffany em uma coleção muito especial. A marca H. Stern, por outro lado, buscou inspiração no trabalho do brasileiro Oscar Niemeyer para uma série de joias com linhas curvas e delicadas, como nos projetos do célebre arquiteto.
Buscando Referências
Outra forma de encontrar referências para a casa no mundo da joalheria é por meio dos sofisticados showrooms de marcas estreladas, como a própria Tiffany – cujo tradicional tom turquesa é replicado constantemente em projetos de interiores. Sua loja na Quinta Avenida, em Nova York, foi repaginada ano passado e o décor reflete essa mistura de materiais e tons nobres: mesas de mármore, estantes de vidro e metal polido, papéis de parede… uma verdadeira inspiração para os amantes da joalheria. E da decoração!
Deixe um comentário