O Oriente na Andaluzia

postado em: Life Decor, Lifestyle | 0

A província de Andaluzia, na Espanha, é o destino ideal para aqueles que gostam de conciliar viagens com verdadeiras aulas de história. A influência árabe que logo pode ser notada na cultura da região já indica que não se trata de um lugar comum. Lá, os anos de ocupação moura na península ibérica deixaram uma riquíssima herança que continua viva através de elementos importantes como arquitetura, costumes e artes.

Por causa de sua proximidade com o continente africano, a região foi o ponto de chegada dos povos muçulmanos que se estabeleceram na Espanha e Portugal entre os anos 711 e 1492, ainda na idade média. Como já habitavam o norte da África, bastou cruzarem o Estreito de Gibraltar para então chegar à Europa, onde permaneceram tempo suficiente para criar uma sólida cultura antes de serem expulsos pelos reinos cristãos, em um processo que recebeu o nome de Reconquista.

Oriente na Andaluzia

Oriente na Andaluzia

Oriente na Andaluzia

Oriente na Andaluzia

Oriente na Andaluzia

Aos que visitam atualmente as cidades de Córdoba, Sevilha ou Granada, os palácios, templos e mesquitas islâmicos não passam despercebidos. Tratam-se de edifícios grandiosos que integram o circuito turístico da região. Mas o que muitas pessoas sequer percebem é que outros aspectos muito mais enraizados no cotidiano também refletem a herança muçulmana que existe ali. O próprio idioma espanhol, por exemplo, possui centenas de palavras de origem islâmica em seu vocabulário.

Na arquitetura e decoração, o estilo oriental de origem árabe é caracterizado por construções palacianas, com cúpulas, arcos e traços abobadados, além de elementos como geometrismo e uso de azulejos, formando mosaicos com diferentes cores e desenhos. Construções como a mesquita de Córdoba, que foi o primeiro monumento de origem muçulmana a ser arquitetado no ocidente, e o Palácio Generalife, em Granado, são alguns exemplos desses patrimônios históricos arquitetônicos.

Oriente na Andaluzia

Oriente na Andaluzia

Oriente na Andaluzia

Mas quem se identifica com o mix dos estilos contemporâneo, mourisco e neoclássico espanhol não precisa necessariamente fazer uma viagem ao exterior para se sentir em um desses espaços. É possível trazer algumas dessas referências para casas brasileiras, explorando mobiliário e detalhes arquitetônicos inspirados na Andaluzia.

Em nossa coleção Hacienda Andaluza, por exemplo, aliamos a rusticidade com a elegância em peças que traduzem esse lifestyle: madeiras com aspecto envelhecido, baús de couro, objetos em tons de terracota e tapetes com estampas orientais são alguns recursos que ajudam a trazer esse clima ao décor. Para modernizar um pouco esse design que segue uma linha mais tradicional, vale complementar o ambiente com itens contemporâneos, como um sofá branco de traços limpos ou uma mesa lateral com base metálica. O grande segredo está nesse equilíbrio.

Oriente na Andaluzia

O Oriente na Andaluzia

O Oriente na Andaluzia

Quer ver nossas sugestões de produtos para adotar o estilo ? Confira abaixo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *