A mistura dos estilos tradicional e contemporâneo na sua casa

postado em: Life Decor, Lifestyle | 0

Se antigamente a mistura de diferentes estilos na decoração era vista com receio, hoje em dia o mix de referências e épocas é sinônimo de uma casa atual e com muita personalidade. Pontuado por móveis elegantes e composições desprovidas de exageros, o estilo clássico renasce na coleção New Traditional, novidade na GP Life Decor. Um dos pontos de partida para a criação desse conceito é a época de ouro do Art Déco norte-americano – com direito a acabamentos refinados, uso de espelhos, traços geométricos e tecidos suntuosos. Peças contemporâneas e tons sóbrios também são bem-vindos, criando um contraponto.

Quer levar esse clima chique e atemporal para casa? Então a primeira coisa que você precisa fazer é escolher os itens que servirão como protagonistas do espaço. Um lindo sofá, uma bela mesa de centro e uma mesa de jantar de traços clássicos podem ser um bom começo. Depois de eleger os móveis vá construindo a decoração camada por camada: tons claros nas paredes, acessórios com texturas atraentes, peças em couro e outros ricos detalhes, como madeiras nobres, tachas, espelhos e dourado envelhecido. O resultado é uma casa sofisticada e tradicional, mas com boas pitadas de modernidade e uma aura feminina.

Mix de Estilos

Mix de Estilos

Mix de Estilos

Mix de Estilos

3 dicas de como misturar estilos

  • Leve em conta a arquitetura dos espaços:

Se você pretende criar uma decoração que una o clássico e o contemporâneo de forma harmônica, é bom ficar de olho na arquitetura também. Quem vive em uma casa ou apartamento com elementos arquitetônicos mais tradicionais, como molduras de gesso, boiseries ou piso de mármore, por exemplo, deve usar móveis de traços limpos e neutros para que o efeito não fique exagerado. Vale a pena pontuar o décor com acessórios sofisticados, mas sem sobrecarregar – afinal a arquitetura já chama muita atenção.

Para quem mora em apartamentos construídos recentemente, onde os espaços possuem poucas interferências arquitetônicas, o caminho é o oposto: nesses casos é possível ousar mais na escolha dos móveis e também dos tecidos e estampas, pois o ambiente possui uma base neutra e flexível.

Mix de Estilos

Mix de Estilos

Mix de Estilos

  • Siga uma cartela de cores para unificar:

O grande segredo para uma decoração interessante é a mistura – seja de estilos ou de épocas. No entanto, é preciso haver alguma unidade para que o conjunto faça sentido. Se você vai brincar com diferentes estilos nas peças, por exemplo, prefira seguir uma cartela de cores enxuta, que ‘amarre’ todos os itens. Uma boa dica é apostar em uma paleta de tons crus e marrons, que também pode ganhar elementos em rosa, bordô e sangue-de-boi, que se complementam. Os acabamentos dos móveis podem variar, desde que exista uma sintonia.

  • Use e abuse dos acessórios:

É nos pequenos detalhes que a decoração conta grandes histórias. Quando estiver montando ou reformando a casa, não tenha pressa de decorar tudo de uma só vez – é legal completar os espaços aos poucos, conforme você vai descobrindo peças apaixonantes. Os objetos e quadros são fundamentais, mas nem sempre precisam combinar entre si, então use a criatividade para compor arranjos diferentes e expor o que você mais gosta sem medo.

Mix de Estilos

Mix de Estilos

Mix de Estilos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *