Espaços gourmet e o prazer do slow food

postado em: Lifestyle | 0

Nenhuma tendência acontece por acaso – seja na decoração, na moda ou até na gastronomia. Esses movimentos são um reflexo do estilo de vida das pessoas e de como ele vai mudando com o tempo. Um bom exemplo são os espaços gourmet, hoje presentes em grande parte das casas ou apartamentos. Se há algumas décadas a cozinha era encarada como um local de serviço que não merecia muitos investimentos no décor, atualmente o ‘patinho feio’ se transformou em área nobre, com direito a integração com a sala, acabamentos cada vez mais elegantes e mobiliário de design assinado.

Mas o que justifica essa grande mudança? Para começar, as pessoas estão redescobrindo o que é realmente essencial em suas vidas. Podem ser coisas simples, mas que trazem bastante alegria, como o prazer de cozinhar, de se alimentar de forma saudável e de receber os amigos em casa. Foi essa busca por mais qualidade de vida que deu origem ao movimento Slow Food.

Espaços Gourmet

Espaços Gourmet

Espaço Gourmet

Espaços Gourmet

Pouca gente sabe, mas esse movimento na verdade surgiu na Itália no final dos anos 80 como uma forma de protesto contra as comidas industrializadas e feitas às pressas, o famoso ‘fast-food’. Ao defender refeições mais saudáveis e tranquilas, sejam elas preparadas em casa ou em restaurantes adeptos do estilo, o Slow Food combina conceitos de sustentabilidade e comportamento consciente – afinal, é preciso deixar a ansiedade e os compromissos de lado pelo menos durante a refeição. Outro ponto importante é aproveitar a gastronomia para cultivar relações, cozinhando na companhia de pessoas queridas e promovendo encontros.

Esse cuidado maior com o preparo e consumo dos alimentos e, principalmente, o hábito de receber as pessoas em casa foram aos poucos promovendo mudanças na decoração e na própria configuração dos espaços. Já que a cozinha ganhou novos valores e virou ponto de encontro, nada mais justo que sua decoração acompanhar essa ascensão, certo?

Se a proposta é reunir o maior número de amigos ao redor da mesa, o ponto de partida para a criação desses ambientes é definir o mobiliário – uma mesa elegante com cadeiras confortáveis é um item essencial em uma boa área gourmet, por exemplo. Peças de apoio, como aparadores, buffets e até mesmo mesinhas laterais versáteis também são indispensáveis.

Espaço Gourmet

Espaço Gourmet

Se você está querendo criar uma área gourmet em casa e precisa de inspiração, não deixe de conferir a mostra Casa Cor São Paulo, que abre as portas ao público no dia 23/05. Como de costume, o evento irá apresentar diversos espaços gastronômicos incríveis assinados pelos mais renomados arquitetos e decoradores. Ou seja, a mostra é um prato cheio de referências para quem pretende montar uma cozinha mais chique e bacana!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *