Como criar um espaço para degustação de vinhos em casa

postado em: Decorando | 0

A degustação de um bom vinho é vista como um ritual pelos apreciadores da bebida. Ela deve ser feita sem pressa, em um ambiente confortável e de preferência na companhia de amigos queridos ou outros entendedores do assunto. É por isso que ter uma adega muito bem equipada em casa é um verdadeiro sonho de consumo para os enófilos – e junto com esse sonho vem também a vontade de criar um espaço especial só para a degustação.

O hobby ficou tão sério que influenciou até o mercado imobiliário de luxo. Segundo uma matéria do jornal ‘The Wall Street Journal’, a tendência das adegas e salas de degustação particulares tem crescido muito nos últimos dois anos. Esses espaços são feitos para que os moradores possam entreter seus convidados da melhor maneira possível e muitas vezes incluem soluções práticas, como nichos para a armazenagem correta das garrafas ou pequenas adegas refrigeradas – além de uma decoração acolhedora e elegante, é claro. Ao final, o objetivo é criar um lugar tão especial quanto a experiência que ele proporciona.

Se você sempre quis ter um espaço para degustação de vinhos em casa, confira algumas dicas que selecionamos abaixo para te ajudar a realizar esse desejo.

 

Wine Tasting

Wine Tasting

Wine Tasting

Wine Tasting

Funcionalidade em primeiro lugar: Antes de planejar a decoração e os detalhes desse ambiente, é preciso pensar em suas necessidades básicas. Uma dica importante é que as garrafas de vinho devem ser armazenadas horizontalmente, por isso vale prever prateleiras ou suportes que permitam isso. Também é legal criar uma bancada ou móvel de apoio para bandejas, taças e garrafas que estejam sendo consumidas – o que muitos arquitetos fazem é desenhar uma bancada de marcenaria e embutir a adega climatizada em sua parte inferior, deixando tudo bem organizado e prático.

Texturas que acolhem: O vinho remete a ambientes com muito aconchego, então não deixe de usar materiais que evoquem essa sensação, a começar pela madeira, que pode aparecer em acabamentos envelhecidos e tons mais escuros, com ar invernal. O couro é outro aliado perfeito e vale explorar tonalidades variadas, como marrom, caramelo, bordô… para completar, aposte em tecidos que aquecem: peles, linho e tricô. Como uma referência às rolhas, a cortiça é bem-vinda em bandejas, banquinhos e outros acessórios.

Itens indispensáveis: A ideia desse espaço de degustação é fazer o encontro entre amigos durar horas e horas, e isso pede muito conforto. Procure usar móveis que proporcionem um clima agradável: poltronas macias, cadeiras que abraçam, mesas de apoio para as taças e por aí vai. Para arrematar a decoração, invista em bandejas, taças de cristal, tapetes que aqueçam o ambiente e acessórios lindos para compor essa atmosfera sofisticada.

Wine Tasting

Wine Tasting

Wine Tasting

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.