O melhor do design brasileiro

postado em: Por Trás do Design | 0

O que define um bom design? Caraterísticas como funcionalidade, eficácia na produção, acabamento, ergonomia e um pouco de poesia, é claro. E é aí que entra o traço do autor. Hoje, mais do que nunca, as criações autorais têm ganhado espaço e valor, principalmente no cenário nacional. Se durante um tempo o design brasileiro foi influenciado pelo mercado estrangeiro e sua estética, agora existe entre os jovens designers a preocupação em encontrar sua própria identidade, e muitas vezes ela vem acompanhada da brasilidade. Mais do que uma vocação, esses profissionais enxergam o design como uma forma de expressão — um meio de materializar seu olhar e suas referências.

Uma coisa é certa: um ambiente bem decorado não pode deixar de lado o potencial das peças de design. Elas são como a cereja do bolo e, quando bem escolhidas, podem mudar totalmente o clima de um lugar. Em outras palavras, além de adquirir peças lindas, você pode levar para casa, obras exclusivas, o que deixa tudo ainda mais especial!

Confira abaixo algumas peças de design que estão a venda aqui na loja e também suas histórias.

Luminária Tomiko

Formada em arquitetura pela FAU-USP, a designer Mel Kawahara se interessa pelas possibilidades de trabalhar diretamente com os materiais.

Sua pesquisa se desdobra em formas que surgem exclusivamente das descobertas do manuseio e as luminárias são resultado dessa investigação.

A folha branca vira desenho e geometria através da luz e sombra. Dobrar, redobrar, vincar e plissar se transformam em operações de descoberta sobre os limites do material. A delicadeza das luminárias procura assim afinar o olhar e inserir sensibilidade em nosso cotidiano.

Trata-se de um trabalho minucioso que se reflete não só no visual das obras, delicadas e bem-acabadas, mas também no aconchego que trazem para o lar.

Tomiko

Buffet Raia

Criado pelo estúdio Lattoog, composto por Leonardo Lattavo e Pedro Moog, o buffet Raia é uma peça elegante e prática, perfeita para arrematar salas de jantar ou um amplo hall de entrada. O detalhe das portas foi inspirado nas venezianas presentes em esquadrias e janelas da arquitetura colonial, porém em uma releitura atual e de traços orgânicos. Além do papel decorativo, as ripas idealizadas pela dupla também assumem a função de puxadores discretos.

Impossível não se encantar com o seu design criativo e além do lado funcional, a peça ainda completa o décor em grande estilo com suas portas de madeira ripada.

Buffet Raia

Banco Rodeo

Não é difícil notar a herança gaúcha no banco Rodeo, desenvolvido por ninguém menos que Bernardo Figueiredo. Com estrutura de madeira maciça e assento de couro, ele foi baseado nos “cepos”, que são os banquinhos improvisados pelos moradores do Rio Grande do Sul para o ritual de tomar chimarrão. Seu desenho ergonômico preza pelo conforto e de quebra ainda permite que o móvel seja facilmente deslocado pela casa — mais versátil, impossível.

Rodeo

Estante Tropicália

Colorida, marcante e de traços sinuosos, a estante Tropicália dificilmente passa batido. Aliás, não foi à toa que ela recebeu o nome de um movimento cultural impossível de ser ignorado. Concebida pela dupla por trás do estúdio Fetiche Design, Carolina Armellini e Paulo Biacchi, a estante modular foi inspirada no conceito fundamental do tropicalismo: revelar as contradições da realidade brasileira. Com base nisso, o design explora o contraste entre texturas, volumes e materiais, buscando sempre o equilíbrio.

Tropicalia

Banco Colméia

Sem medo de ousar, Leonardo Lattavo e Pedro Moog estudaram uma nova maneira de manipular a madeira para dar vida ao banco Colméia, de MDF. Após inúmeras experiências, eles descobriram um método de “tramar” o material que une resistência e delicadeza ao mesmo tempo. Como resultado o móvel alcança a dupla curvatura sem precisar ser fabricado de maneira manual, porém com uma estética que lembra a beleza do trabalho artesanal.

Mancebo Zweig

Os produtos idealizados por Rejane Carvalho Leite costumam ter acabamento impecável e, além da função, também priorizam a poesia das formas. Batizado de Zweig, esse mancebo de madeira maciça não é diferente. Seu nome, vindo do termo alemão que em português significa “ramo”, reflete a clara associação do desenho aos galhos de uma frondosa árvore. Lúdico sem perder a elegância, ele é uma escolha certeira para deixar qualquer espaço mais interessante.

Móvel Bar Piano

O designer Pedro Mendes, conhecido por seu estilo atemporal, assina o Móvel Bar Piano e vários outros móveis que estão a venda aqui na loja. Ele trabalha com materiais ecologicamente corretos, como o MDF, madeira compensada e folhas certificadas.

Piano

Encontre todas essas pérolas do design – e muitas mais! – no showroom e no site da GP Life Decor.