Golden decor: traga a luz para dentro de casa

postado em: Lifestyle | 0

O ouro é considerado o metal mais perfeito e, portanto, o mais precioso na família dos metais. Historicamente, aliado à sua riqueza e valor, também surgem alguns significados: para os gregos, o ouro simbolizava fecundidade, dom e calor; para os astecas, o ouro sempre esteve relacionado à renovação da terra e natureza; no Oriente representa luz solar; na Índia, tem caráter divino, e no geral, é um elemento nobre, sempre associado à cor amarela e à prosperidade.

Com tantos atributos, não é à toa que na decoração a cor dourada e o próprio ouro sejam elementos almejados e muito utilizados! Quer ver inspirações, referências e uma pincelada de história para ter ideias de como aplicá-los a diferentes ambientes? Com a coleção Golden Lush, reinterpretar o glamour do ouro será tarefa fácil.

Dourado no decor

Decor dourado

Herança barroca

O movimento barroco nas artes plásticas foi uma fase marcante para a expansão do uso do ouro na ornamentação. Iniciado na Itália no século XVII, chegou às Américas em pouco tempo e foi no século do ouro, XVIII, que atingiu grande importância no Brasil. Por aqui, seu berço foi Minas Gerais, estado rico no minério que vivia um momento agitado no cenário cultural e artístico. Caracterizado por uma linguagem rebuscada e detalhista, o uso do ouro era fundamental nas peças religiosas, esculturas, em móveis e imagens.

Simbolizando riqueza, o processo artístico chamado de talha dourada era usado para compor camadas de ouro na madeira, de forma a criar superfícies com brilho e requinte. Se um dia você já teve a chance de visitar igrejas barrocas, vai logo associar aos ornamentados altares.

Decor dourado

Decor dourado

Decor solar

A herança desse período continua presente hoje em dia, porém com equilíbrio e de forma menos rococó. Se o exagero de detalhes era um dos pontos característicos do estilo, na interpretação atual desse movimento o dourado vem de forma pontual. Em elementos como molduras, vasos, luminárias, entalhes e peças metálicas, é valorizado para trazer focos de luz e brilho. Com leveza e um mix com elementos contemporâneos, o toque original de séculos atrás continua oferecendo sofisticação aos ambientes. O resultado da mistura de referências com o ouro como ponto de partida são espaços elegantes e solares.

Decor dourado

Decor dourado

Clash de estilos

Para fugir do clássico óbvio, criar contrastes entre materiais e texturas, além das formas, traz um hi-lo que quebra a monotonia. Tons neutros, cristais, madeira, branco, tecidos finos como o linho e a rusticidade da vegetação são fortes aliados para compor a decoração. Já nas formas, linhas retas em contraste com o curvilíneo do barroco evocam contemporaneidade e refletem novas tendências. Inspire-se e ilumine!

Decor dourado

Decor dourado

Decor dourado

Entre no mood dessa coleção com os produtos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *