O Art Déco e sua influência na decoração atual

postado em: Life Decor, Lifestyle | 0

Com uma estética marcante e bem delineada, o Art Déco foi um dos movimentos artísticos de maior influência do século XX – em especial na moda e na decoração. Por isso, não é de se espantar que o estilo continue em pauta nos dias de hoje. O glamour dos anos 20, com seus padrões geométricos, elementos em dourado e vestidos de franjas, pode muito bem ser resgatado em projetos mais contemporâneos – basta saber como usá-lo sem deixar o ambiente caricato. Quer algumas dicas? Então confira abaixo mais informações sobre o tema.

O termo Art Déco vem da expressão arts décoratifs, e resume bem o principal cenário de atuação do movimento: a arte em todas as suas formas, da arquitetura ao desenho industrial, passando pela moda e pelo cinema, além das artes plásticas e gráficas. No entanto, apesar de seu valor estético, o estilo também foi importante por caracterizar um período no qual a sociedade vanguardista da época buscava um novo lifestyle e novas ideias. A popularidade do Art Déco atingiu seu auge nos anos 20 e 30, mas seu legado histórico e estilístico permanece.

Art Deco

Art Deco

Art Deco

Ao contrário de seu antecessor Art Nouveau, que explorava linhas onduladas e sem simetria com motivos florais, o Art Déco prioriza linhas retas ou esféricas, padrões geométricos e uma interpretação mais abstrata da natureza. Tudo isso envolto em composições exuberantes e acabamentos luxuosos, como marfim, jade e laca. De início, essa expressão artística estava direcionada para a alta burguesia europeia, porém ao chegar nos EUA ela foi disseminada por meio de exposições, propagandas e filmes de Hollywood, ganhando visibilidade também nas camadas mais populares da sociedade. A moda, outro cenário importantíssimo na época, consagrava o movimento nas ruas e no comportamento das pessoas.

Art Deco

Art Deco

Como usar o Art Déco hoje em dia?

Atualmente vivemos um período de grande diversidade e liberdade de estilos, tanto na moda quanto na decoração, porém mesmo assim é possível distinguir referências vindas do Art Déco no meio dessa miscelânea. Os móveis com acabamentos dourados ou em latão são um exemplo de tendência herdada dos anos 20 – e não poderiam ser mais atuais. Outra inspiração interessante é o uso de espelhos para criar um efeito dramático: seja ocupando a parede inteira, formando desenhos com placas de diferentes tamanhos ou revestindo móveis por completo, como aparadores e mesas laterais.

Materiais com brilho, como lacas e madeiras envernizadas, também dão esse clima ao décor sem exageros. Quanto à iluminação, lustres exuberantes trazem de volta o glamour, enquanto luminárias indiretas garantem um ar intimista aos espaços. Para completar, estofados revestidos de veludo ou outros tecidos sofisticados fecham a decoração com chave de ouro – e também estão em alta ultimamente.

Confira abaixo nossas sugestões de produtos para entrar no mood art deco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *