Garden Seats que Amamos

postado em: Por Trás do Design | 0

Adoramos estes banquinhos chineses e já os incorporamos ao nosso décor. Nós, aqui na loja, sempre temos garden seats que são cuidadosamente selecionados por nossa curadoria e estão entre nossos best sellers. E já que eles são um sucesso, aproveitamos para compartilhar com você algumas curiosidades.

Estes bancos em forma de barril surgem do conceito de residência dos chineses antigos, e quando falo antigos, digo dinastia Song (960 a 1279 d.C.). É a partir desta data que encontramos exemplares físicos, verdadeiras obras de arte espalhadas por museus e antiquários renomados. Mas, voltando às casas chinesas, estas sempre tiveram suas áreas de convívio interligadas entre ambiente interno e externo, de maneira que um mobiliário simples que se adequasse a ambos era importante. E assim estes bancos tomaram sua forma emprestada do tradicional tambor chinês, sendo produzidos em madeira e fibras naturais para uso interno, e em pedra e, posteriormente, em cerâmica e porcelana, para uso em áreas de jardim.

Garden Seat
Garden Seat Cia das Índias em porcelana com tradicional pintura em tons de azul.

O mais interessante é que o garden seat moderno mudou muito pouco ou quase nada em relação as peças históricas. Nossos modelos atuais em louça nada mais são do que representações fiéis de peças antigas. Observe, por exemplo, as bolinhas que normalmente contornam os gardens, principalmente no topo e na base das peças. São representações das tachas usadas para prender o couro que recobria os barris. E o tradicional desenho de anéis com espaços vazados? São representações de barris feitos de bamboo ou fibras amarradas, materiais mais leves para o interior das casas. Até mesmo modelos em pedra bem antigos, reproduzem fielmente as formas dos materiais ancestrais utilizados, ou seja, o material muda, mas preserva-se sua representação visual em um novo material ou técnica. Esta “transferência” é algo recorrente na arquitetura ao longo da história.

Bem, os gardens atravessam dinastias até o momento em que, por volta do século XVIII, com o crescente intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente, começam a circular por aqui. Com o Novo Mundo encantado com a riqueza artística da porcelana chinesa, estas peças se espalham e continuam, ainda hoje, sendo muito reproduzidas, inclusive mantendo mesmos padrões de cores e desenhos.

Outra tendência de mercado é utilizar a base do desenho de peças tradicionais, principalmente em louça, e criar propostas totalmente novas, substituindo a pintura tradicional por estampas bem variadas, brincando com padrões de diversas épocas e estilos. Um tartan escocês ou um geométrico Art Déco, por exemplo. Algo bem interessante se você é do time que adorar ousadia e inovações no décor.

Se você ficou com vontade de ter o seu, atenção aos detalhes e qualidade da peça ao comprar. Quanto mais detalhes, seja no relevo do desenho, seja na pintura, mais rico o produto é, e portanto, mais significativo histórica e esteticamente para se incorporar a um projeto decorativo de qualidade.

 

E para te inspirar, preparamos uma seleção de produções aqui da loja.

São diversos estilos de gardens, alguns com interpretações bem atuais, inseridos em diferentes propostas de estilo e uso.

Ambientada

Ambientada

Ambientada

Ambientada

Atualizada

Ambientada

Ambientada

Ambientada

*

Quer o seu agora? Então dê uma olhada na nossa Campanha Garden Seats e Puffs e aproveite o desconto especial para compras on-line!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *